sexta-feira, 15 de julho de 2011

QUEM SOU EU FORMADOR HOJE E QUAL O MEU PROJETO DE FORMAÇÃO CONTINUADA?

Nesse espaço de formação, que é a EGOV-DF, tenho vivido diversos momentos que me trazem a oportunidade de muitas aprendizagens. Em relação ao curso que estamos concluindo a primeira fase, o primeiro grande desafio salta aos nossos olhos. O próprio fato do curso FFP1 ser na modalidade EAD. De imediato, eu teria de avançar no meu processo de “alfabetização” tecnológica, tanto para realizar as tarefas como para poder interagir com os colegas e tutores.  E, assim, fui seguindo caminho. 

Um segundo desafio – o trabalho em parceria no blog. Quem seria o meu par? Eu quase não conhecia ninguém ainda. Lembrei-me da Luciana porque sempre que ela ia roubar um cafezinho em nossa sala, foi sempre muito atenciosa e delicada comigo. Quando, inclusive, chegou a me ajudar em algumas coisinhas da tecnologia, que é um ponto forte da sua formação.  Aí, a indecisão, o medinho: “e se ela me disser não quando a convidar”... Convido ou não? Mas, se não for ela, quem poderá ser? Ela é a parceira ideal neste momento, dizia como meus botões. Conversava comigo mesma: “Ela é bem mais letrada do que eu, em tecnologia, é uma das pessoas com que mais me relaciono e com mais liberdade desde que cheguei aqui na Escola. “Convido ou não convido?” – convidei, ela topou e fizemos o trabalho. Com um pouco de dificuldade por eu estar ajudando no Censo Previdenciário. Geograficamente, portanto, estávamos meio distantes e com dificuldade de acertamos nossos horários para encontros.

A formação contínua é um processo infinito, dura enquanto viv@s estivermos, penso eu. Não se trata de participar de eventos aqui e ali, apenas para somarmos pontos para as nossas progressão e promoção funcionais. Não pode ser apenas um instrumento destinado a suprir deficiências de uma formação, tapar buracos, fazer bonito em congressos etc.

Assim, concluo essa primeira fase do nosso curso de formação, mais alfabetizada tecnologicamente, porque adquiri maior desenvoltura na utilização das ferramentas virtuais, que são fundamentais a EAD. Estou também mais segura na interação com os colegas e tutores, além de ter adquirido mais conhecimento sobre os pressupostos pedagógicos que deverão permear toda a nossa formação contínua e toda a nossa atuação como futuros formadores da EGOV.

Um ponto forte do curso foi a insistente proposta de reflexão sobre o formador aprendente. Nesse sentido, peço a Martha para citar suas palavras: “Ficou comprovada a teoria que Lev Vygotsky defendia: é no convívio social que realmente aprendemos. Em nossos fóruns ficou evidenciada a riqueza de comentários e como a convivência virtual nos fez parceiros na busca de explorar as leituras com reflexão crítica para repensar a nossa prática na busca do aperfeiçoamento do trabalho na EGOV.”

Estou ansiosa para começarmos a fase presencial, aproximar-me mais de todos para que juntos possamos continuar aprendendo. Sou aprendente e sonhadora. Por isso, como já disse anteriormente, a esperança é o meu alimento primordial.

O meu projeto de formação continuada está baseado na minha disposição em me dedicar a essa possibilidade e continuar aproveitando todas oportunidades para estudar, refletir e compartilhar o conhecimento e os sonhos. Aqui, na ENAP e em outras eventuais oportunidades que surgirem. Como formadora, meu sonho é ser capaz de contaminar meus alunos com o meu entusiasmo e esperança, apesar de ter idade para ser avó de alguns colegas.

Sou grata a todos. Por tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário