segunda-feira, 6 de junho de 2011

Memorial escolar e profissional e pessoal de Luciana Prado

          
  Sou bacharel em Administração de Empresas, habilitada em Análise de Sistemas e especializando em Novas Tecnologias Educacionais. Atualmente trabalho na Coordenação da Ensino a Distância  – Escola de Governo do Distrito Federal, atuando em diversas áreas da modalidade.
            Fiz o meu primeiro grau no CorJesu, na 915 sul e  segundo grau no Objetivo da UDF, foi fase muitos conflitos comigo mesma, por não saber qual profissão seguir e então fiz diversos vestibulares. A cada semestre, um curso novo.  Passando por diversas faculdades com a única certeza de que a cada dia eu tinha uma vontade diferente.
            Comecei a trabalhar de vendedora de matérias de construção (e até que dava uma graninha), mas o tempo que eu passava dentro da loja roubava-me o tempo para dedicar aos estudos.  Como eu tinha aulas aos sábados, acabei saindo e fui trabalhar no Grupo Brasal.
            Trabalhei como secretaria executiva na Brasal durante três anos. Nesse período terminei minha faculdade de Administração com Habilitação em Análise de Sistemas no UNICESP, quando fui trabalhar na Brasil Telecom (uma mudança radical), como vendedora de produtos de tecnologia da informação (TI) para empresas como por exemplo, internet protocolo (IP fixo), fibra óptica e outros produtos similares. Para trabalhar com esse tipo de TI, tive necessidade de maior conhecimento em tecnologia. Estudei, fiz cursos internos e externos, antes e durante o meu ingresso na empresa.
            Essa foi a minha maior experiência profissional, conheci muitas coisas novas, vendi muitos produtos para empresas principalmente para aquelas que queriam colocar circuitos internos de televisão ou para pessoas que estavam montando sua página de internet e com isso fui ganhando experiência na área.
            Em 2006 entrei para o Governo do Distrito Federal. Trabalhava seis horas na EGOV e o restante do tempo na Brasil Telecom. Continuei nesse ritmo por mais alguns meses e pensei em desistir do serviço público, pois o salário no inicio não era muito atrativo. Depois de muita reflexão desisti da Brasil Telecom, pois o meu desejo era ainda estudar para passar no concurso dos meus sonhos “Policia Civil do DF”.  Aproveitei os conhecimentos adquiridos e também pude dar aulas de Internet Explorer para os servidores. Depois com meus colegas Ivo, Zenon e Leandro, fomos facilitadores de cursos de PowerPoint e de Windows, porém minha atividade principal na EGOV era a alimentação do site.
            Em 2008 e a escola foi administrada por um diretor que não concordava que os servidores da escola atuarem como facilitadores de aprendizagem nos cursos da EGOV. A visão daquela direção era de que os servidores deviam exercer somente atividades burocrático-administrativas; os professores deveriam que ser disponibilizados por outros órgãos ou empresas privadas especializadas em formação para desempenharem as tarefas de ensino-aprendizagem. Concordávamos com aquele ponto de vista, uma vez que todos nós tínhamos feitos concurso para a área administrativa.    
            Em 2009  essa direção foi substituída por outra com uma visão diferente, e voltamos a instruir nos cursos que a EGOV oferecia. Então muitos cursos foram oferecidos e eu continuei com a responsabilidade de alimentar diariamente o site com muitos de cursos acontecendo.  Nesse período, demos aulas de iniciação à informática na Secretaria de Cultura na Biblioteca Nacional. 
            A parceria com a Escola Nacional de Administração Publica (ENAP) forneceu muitos cursos para os servidores do GDF e também foi desenvolvido o curso do Novo Acordo Ortográfico pela EGOV, quando fui convidada para fazer parte da equipe de ensino a distância, na qual estou atuando como administradora dos cursos da ENAP e ajudando na alimentação da plataforma Moodle da Escola.  Fiz alguns cursos, oficinas, viajei para o congresso internacional da Associação Brasileira de Educação à distância (ABED) em Foz do Iguaçu. Logo pude ingressar na especialização Novas Tecnologias da Informação na Educação.
            Em 2011 com a troca de governo, foram substituídos todos os gerentes e diretores da EGOV, mas a rotina continuou e a nova diretoria trouxe novíssimas ideias para implementação da EAD/EGOV. Por exemplo, procurando absorver as novidades tecnológicas, o novo site da EGOV usando a ferramenta JOOMLA. Esse novo site da EaD EGOV foi desenvolvido para facilitar a gestão de conteúdos e para disponibilizar acesso a mais usuários.
            Acredito que muita coisa boa ainda está por vir, o Curso Formação de Formadores Presenciais – FFP1 é apenas uma sinalização nesse sentido. Sinto-me feliz de estar diretamente contribuindo para viabilizar os novos projetos da EGOV.
            Abraços para aqueles que tiveram a paciência de ler esse texto e até mais.

Um comentário:

  1. Agora sim, ne? Vamos iniciar o nosso trabalho juntas e verdadeiramente parceiras.

    Beijo grande

    Joana Eleutério.
    06/06/2011 - às 17:05 h

    ResponderExcluir